“Apertamento” de 2m² – Um novo conceito de espaço…


Espaço é luxo! pelo menos é o que pensam os chineses.
Em Pequim, mais especificamente no bairro Liulangzhuango, o lançamento da vez é um empreendimento imobiliário bastante inusitado e que em termos de espaço físico, vem na contra mão dos recém-inaugurados arranha-céus da cidade. Estou me referindo ao super compacto modelo de apartamento chinês. Na verdade é um minicomplexo de oito “apartamentos-formiga”, com apenas 2 m² (isso mesmo! dooois metros quadrados)  cada um. (Onde nós estamos hein?)

Todos os cubículos foram alugados pouco depois de estarem prontos e o interessante é que a demanda é composta por recém-formados que, mesmo empregados, são incapazes de acessar o superaquecido mercado imobiliário chinês.
 Um dos inquilinos é o animador gráfico Jia Tan Sheng Jin, 24. Recém-chegado da Província de Jiangsu (leste), ele pagou mil yuans (R$ 252) por três meses, o equivalente a cerca de 10% de sua renda nesse período.
O cubículo de Jia e outros dois estão montados dentro de um quarto de um edifício de três andares, numa rua de terra. Ali, cabe apenas uma cama de solteiro e uma escrivaninha. Há duchas no prédio, mas o banheiro, público, é na rua ao lado -possui apenas latrinas e tem um odor insuportável.
“Eu não tenho a mínima possibilidade de comprar um apartamento em Pequim.”, diz Jia, confirmando ser esta a melhor opção para ele.

 

Os gastos crescentes para financiar um apartamento se transformaram na principal preocupação da classe média chinesa. Segundo levantamento da Universidade Tsinghua, mais de 60% afirmaram que sua maior preocupação é conseguir pagar a moradia.
Os excessos do mercado imobiliário chinês também são visíveis nos empreendimentos de luxo. Na cidade de Tianjin, a cerca de 100 quilômetros de Pequim, um condomínio orçado em US$ 3 bilhões terá o formato do mapa-múndi, ilhas artificiais e a maior pista de esqui indoor do mundo.

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to ““Apertamento” de 2m² – Um novo conceito de espaço…”

  1. guilherme Says:

    vou arrumar um ap desse par amim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: