A arte de lidar com as pessoas


Frequentemente em nossa rotina são requisitadas “habilidades” para lidar com outras pessoas com os mais variados tipos de personalidade.

É necessário usar do “jogo de cintura” para resolver alguns problemas, pois a natureza humana é complexa. Quem consegue se aprofundar neste contexto leva muita vantagem em termos pessoais e profissionais.

Buscando referências sobre o estudo das relações humanas achei um livro muito interessante (Como fazer amigos e influenciar pessoas de Dale Carnegie) e indico sua leitura.

Para ilustrar, vou citar um exemplo no livro que me identifiquei por se tratar da área de Engenharia e ser um caso comum, infelizmente:

Dizia no livro que havia um coordenador de segurança para uma empresa de engenharia em que uma de suas responsabilidades era assegurar que os funcionários utilizassem os capacetes quando trabalharem no campo.

Ele reportou que quando se deparava com trabalhadores que não estavam usando os capacetes, os instruía com bastante autoridade sobre o regulamento e reiterava que eles deveriam respeitá-lo. Como resultado eles até o obedeciam, mas muitas vezes, após ele afastar-se, os trabalhadores tiravam seus capacetes.
Ele decidiu tentar de outra forma.
A próxima vez que ele encontrou trabalhadores sem capacete, perguntou se os capacetes eram desconfortáveis ou se não cabiam direito, então ele lembrava os homens em um tom amigável que o capacete foi projetado para protegê-los de acidentes e sugeriu que sempre fosse usado quando estivesse trabalhando.
O resultado foi o aumento de conformidade com o regulamento e nenhum ressentimento ou qualquer distúrbio emocionais.

A conclusão que se chegou é que críticas e repressões ásperas quase sempre terminam em futilidade.

Quando lidamos com pessoas devemos nos lembrar que não estamos lidando com criaturas lógicas. Estamos lidando com criaturas emocionais, preconceituosas e motivadas pelo orgulho e pela vaidade.

Sabendo entender e respeitar as limitações da natureza humana, poderemos ter resultados surpreendentes!

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “A arte de lidar com as pessoas”

  1. Braian Robert Says:

    Muito bem exemplificado, é a realidade e um desafio aprender a lidar com as pessoas. Essa “técnica” simples pode ser usada até mesmo pelos pais educarem seus filhos, já que muitos pensam que educam de forma autoritária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: